terça-feira, 27 de março de 2012

Andando de bicicleta nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba

Créditos da Foto

Tem turista que gosta de inovar nas cidades em que vai passear – e estão mais do que certos. Afinal, não é só o trivial que podemos extrair de cada cidade turística. Se são tão queridos, os destinos escolhidos pela maioria dos viajantes devem ter algo a mais de especial do que simplesmente os pontos turísticos. Como, por exemplo, a possibilidade de visitar esses pontos turísticos de uma maneira um tanto quanto diferente: de bicicleta.

Além de unir o útil ao agradável – passeio pelos lugares mais lindos do país e a prática de um esporte extremamente saudável – os passeios de bicicleta acabam permitindo que o turista tenha um olhar diferente sobre os locais que visitam, já que, nesse caso, a pressa ou o cansaço devem passar longe. Na hora de reservar hotel para fazer esse tipo de passeio, dê preferência para cidades como Rio de Janeiro e Curitiba, onde o ciclista é respeitado e os pontos de passeio são incríveis.

No Rio de Janeiro, há muito o que se fazer sobre duas rodas. O melhor é que por lá o turista nem precisa levar sua própria biclicleta: poderá alugar uma durante sua estadia na cidade. Muitas empresas disponibilizam a bike para quem quer dar um passeio pelos principais pontos da cidade onde o trânsito de ciclistas é permitido e assegurado – como, por exemplo, a ciclovia da orla das praias e da lagoa Rodrigo de Freitas. Tem coisa melhor do que dar um passeio logo de manhã ou no finzinho de tarde com a brisa fresca do mar tocando o rosto? Ou fazer parte da rotina de vida de várias famílias cariocas e passar um domingo pedalando na orla da lagoa mais famosa do Brasil? Sem contar que, nesse caso, pedalar dentro d´água também é possível – com o pedalinho – além de fazer uma boa caminhada ou lanche durante entre um percurso e outro.

Ao planejar a estadia em um hotel no Rio de Janeiro procure saber, também, da possibilidade de pedalar nas diversas trilhas da cidade que são perfeitas para o moutain bike – unindo, aí, esportes radicais e turismo em duas rodas. A floresta da Tijuca (maior floresta urbana do país), a trilha da Gávea e vários outros grandes espaços de área verde preservada são ótimas opções para que você possa pedalar por pontos turísticos pouco convencionais, mas igualmente maravilhosos a sua maneira.

Créditos da Foto
Já quem prefere viajar e se hospedar em um hotel Curitiba vai notar ao chegar que o que não falta para um bom turismo com pedalada são opções de divertimento. Afinal, a capital paranaense conta com nada menos de 26 parques e bosques, em mais de 80 mil m² de área verde preservada, para que a natureza seja o ponto principal dessa que é considerada cidade-modelo para todo o Brasil. Em Curitiba é possível conhecer, em cima de uma bicicleta, cartões postais indispensáveis da cidade, como o famoso Jardim Botânico, com seus jardins em estilo francês e sua estufa metálica com centenas de variedades de espécies da flora brasileira, além da Ópera de Arame, os bosques do Papa e de diversas nacionalidades, como o Bosque Alemão, Bosque Italiano e Bosque Portugual.

Jardim Botânico
Também são indispensáveis para que o ciclista-turista conheça na capital paranaense o Parque Birigui, Atuba e da Barreirinha, dentre outros.
O mais bacana de se fazer uma viagem que preza pelo ciclismo é ter consciência de que, mais do que permanecer saudável durante uma viagem, a pessoa também está prezando pelo próprio bem estar da cidade, usando um meio de transporte não poluente e preservando aquilo que vai conhecer para que outros turistas tenham a mesma chance de se encantar, assim como o turista ciclista teve.

Fonte: Fala Turista

Nenhum comentário:

Postar um comentário