quinta-feira, 2 de agosto de 2012

6º Passeio Ciclístico de Nova Iguaçu / RJ dia 19 de agosto 2012


Justificativa do Evento

Nossa Missão, enquanto representantes de milhares de pessoas, é estar direcionando nossos participantes no desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes que nos conscientizem do nosso papel na sociedade. Pautados neste conceito, estaremos promovendo nosso 6º passeio ciclístico em 19 de agosto de 2012,  com o Tema: “Bicicleta como meio de transporte!”. Lembrando que este, é o único evento ciclístico realizado na cidade de Nova Iguaçu atualmente.

Por ser o ciclismo um esporte prazeroso praticado por crianças, jovens e adultos, e também um meio de transporte para o trabalhador de nossa cidade, a agência Aventureiros realizará seu 6º Passeio Ciclístico, visando propiciar momentos de lazer, muita alegria e manifestação de cidadania a seus associados e participantes do evento.

Todos os anos levamos mais de 150 ciclistas para pedalarem mais de 54 km  (ida e volta) até Tinguá, em um evento totalmente estruturado, com carros de apoio da SEMTESP e ambulância (SAMU), além de professores de educação física (apoio Agencia Aventureiros) espalhados por todo o trajeto, dando o suporte necessário para todos os participantes.
Estamos chegando na 6ª edição de nosso evento ciclístico, este ano realizado dia 19 de agosto (domingo) com chegada em Tinguá, no Sítio Verdes Encantos, localizado no centro de Tinguá, onde será servido um almoço para todos os ciclistas.
O percurso, previsto para ser cumprido em três horas e meia, incluirá diferentes bairros de Nova Iguaçu, tais como Centro, Posse, Botafogo, Santa Rita, Vila de Cava, passando por monumentos históricos em Iguassú Velha, como a Igreja de Nossa Senha da Piedade de Iguaçu, o cemitério de N. S. do Rosário, a Fazenda São Bernardino, até chegar em Tinguá.
   
O passeio é direcionado para todo o tipo de público, e não somente à esportistas, afinal de contas, trata-se de um passeio, e não corrida.
 
Os ciclistas contarão com o apoio de uma ambulância e carros de apoio (SEMTESP), espalhados em diferentes pontos do percurso. Os veículos serão cedidos pela secretaria de esporte e lazer, parceira dos “Aventureiros” na promoção do evento.
  
A Implementação
. Para participar do evento, todos deverão estar devidamente inscritos. A inscrição custa  R$ 25,00, já incluindo a entrada da fazenda, em Tinguá. O almoço será pago à parte, por cada ciclista, no valor de R$ 12,00.
. A concentração do Evento acontecerá, às 7h da manhã, na praça Santos Dumont.
. A agência Aventureiros se compromete a ficar responsável pela logística do evento, e disponibilizará uma equipe de Apoio de 20 ciclistas para ajudar na organização do mesmo.
. Serão realizadas paradas estratégicas em pontos de caráter histórico, tais como, Fazenda São Bernardino, Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Cemitério dos escravos, onde um guia turístico fará uma breve explicação da importância destes locais para a cidade de Nova Iguaçu. O mesmo acontecerá na chegada, no centro de Tinguá.
. A Prefeitura de Nova Iguaçu disponibilizará uma ambulância, e uma equipe da SEMTESP para organizar todo o trânsito, a fim de facilitar o trajeto de todos os ciclistas.
. O regresso de todos os participantes está marcado para às 15h, após o descanso de todos.
. O evento será divulgado pela Aventureiros e a Prefeitura de Nova Iguaçu, em seus respectivos sites.

Objetivo

A agência Aventureiros, através da promoção do Passeio Ciclístico, tem como objetivo promover a cidadania com qualidade de vida, consciência no trânsito, saúde e a prática de esportes,  buscando através da participação coletiva, mostrar a necessidade de ajudar a diminuir a Aquecimento Global,  manifestando dessa forma o desejo de viver em um mundo menos poluído. Queremos proporcionar momentos de alegria sem poluir e incentivando a comunidade a cumprir seu papel.

. Incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte.
. Levar moradores e não moradores de Nova Iguaçu, a conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, valorizando suas belezas naturais.
. Promover atividade física.
. Incentivar o turismo sustentável de Tinguá, levando um grande grupo para consumir na localidade.
. Movimentar a população de Tinguá, através de um evento social.
. Desenvolver educação entre todas as partes – comunidade local, governo, organizações não-governamentais, indústria e turistas (antes, durante e depois do evento).
. Incentivar um reconhecimento dos valores intrínsecos dos recursos naturais e culturais por parte de todos os envolvidos.
. Promover a responsabilidade e um comportamento moral e ético em relação ao meio ambiente natural e cultural, por parte de todos os envolvidos.
. Trazer benefícios a longo prazo para os recursos naturais e culturais, para a comunidade e para as indústrias locais (esses benefícios podem ser de preservação científica, social, cultural ou econômica).

fonte e informacoes: www.aventureirosni.tur.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário