quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Passagem da tocha ecolímpica, bicicletada, oficinas e blocos de carnaval agitam a Semana da Mobilidade

Rio recebe evento global para conscientizar a população sobre a importância da diminuição da emissão de carbono
Ativistas da organização internacional 350.org, realizam no dia 24 de setembro a primeira edição carioca do Planeta em Movimento – um dia para ir além dos combustíveis fósseis – que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, em comemoração a Semana da Mobilidade.
No Rio de Janeiro, a demanda é pela execução e fiscalização das primeiras Olimpíadas Carbono Zero da história, e pela melhoria geral da infraestrutura dos transportes coletivos e alternativos da cidade, além da implantação de bicicletários, e ciclovias interligadas aos transportes públicos de massa.
A ação terá início às 10 horas, na Pedra Bonita, em São Conrado, onde um piloto de asa-delta vai saltar carregando a tocha “ecolímpica”, que será conduzida por atletas através de meios de transportes alternativos, como remo, a cargo da campeã mundial Fabiana Beltrame, bicicletas, skates, patins, e monociclos.
Assim que a tocha chegar ao Centro, haverá uma bicicletada com partida às 13 horas da Praça XV, em direção a Cinelândia, passando pelas avenidas Primeiro de Março, Presidente Vargas e Rio Branco.
O percurso será acompanhado pela Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicleta - uma trupe de músicos montados em bicicletas, carregando teclados, tambores, flautas e outros 40 instrumentos, que pedalam e tocam ao mesmo tempo músicas clássicas e populares.
Às 14 horas, na Cinelândia, começa a feira EcoCultural, com exposições de produtos e materiais relacionados a sustentabilidade, oficinas mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser prioridades permanentes nas agendas dos líderes mundiais, e shows com blocos de carnaval.
Fonte: Moving Planet

Nenhum comentário:

Postar um comentário