Assim como no automobilismo, sistema é totalmente focado no
desempenho máximo. Bicicleta é feita de fibra de carbono, seguindo o
princípio de construção ultra-leve da Audi. Wolfgang Egger, chefe de
design da AUDI AG: "funcionalidade e esportividade ao extremo são os
princípios mais importantes para o design"
São Paulo– A Audi apresentou ontem, 16, em Caríntia, na Áustria,
uma máquina esportiva extremamente emocional: a e-bike Wörthersee. O
protótipo combina um propulsor elétrico com a força muscular humana.
Wolfgang Egger, chefe de design da AUDI AG, comenta: “Como uma e-bike de
alto desempenho para o esporte e para acrobacias, a bicicleta combina
as competências chave da Audi: design, as tecnologias ultra, e-tron e
connect”.
O dinamismo da bicicleta protótipo é totalmente visível logo à
primeira vista. "Ao desenvolver a Audi e-bike Wörthersee, nos inspiramos
nos princípios de design da marca no automobilismo", explica Hendrik
Schaefers, designer do Concept Studio, de Munique. "A e-bike é
incrivelmente precisa, altamente emocional e extremamente funcional. A
funcionalidade do equipamento esportivo foi o foco do projeto. Por isso,
todos os elementos de design estão alinhados à características
técnicas”, completa.
A estrutura arejada do quadro proporciona um centro de gravidade
baixo e um volume compacto. Dessa forma, a e-bike é especialmente ágil
em situações extremamente esportivas. A bateria de ions de lítio fica
instalada no quadro e precisa de duas horas e meia para ser
completamente carregada. Em passeios longos, o ciclista, com rápidos e
simples procedimentos, consegue remover e substituir a bateria por uma
carregada.
O quadro e o braço oscilante que mantém a roda traseira são de
fibras de carbono (CFRP). O mesmo material é utilizado nas rodas aro 26,
que apresentam o inovador "Audi ultra-lâmina" design com raios amplos e
planos. "Na escolha dos materiais, fomos capazes de mostrar o quão
interligados estão o design e a nossa competência tecnológica de
construção ultra-leve”, comenta Hendrik Schaefers.
Homogêneas tiras de luz em LED completam as estruturas do quadro
e podem ser identificadas à primeira vista, assim como a assinatura de
luzes da Audi, característica nos veículos da marca. Para manobras
extremas, o assento pode ser integrado à estrutura do quadro. Ao
pressionar um botão, o banco volta imediatamente à posição original e o
motociclista pode pedalar em uma posição confortável.
Os diferentes modos de condução e inúmeras outras funções podem
ser definidas através de um simples toque na tela touchscreen do
computador de bordo da bicicleta. O ciclista pode ainda conectar seu
smartphone com o computador via wireless. Dessa forma, por exemplo, ele
pode desativar o imobilizador quando começar a pedalar. As imagens de
vídeo, registradas via câmera no capacete, são enviadas para a Internet
em tempo real por intermédio do smartphone. Para cada manobra realizada
com sucesso, são atribuídos pontos ao ciclista. Conforme o número de
pontos aumenta, ele recebe prêmios e o nível de dificuldade também
cresce. Através de um ranking geral na internet, é possível competir com
outros participantes e amigos. A localização dos adversários, por sua
vez, fica disponível para o ciclista através das mensagens de status do
Facebook, que são exibidas na tela da e-bike Wörthersee da Audi.
Através de seu smartphone ou diretamente na e-bike, o ciclista
pode escolher ao todo entre cinco diferentes modos de condução: apenas
por força humana, totalmente elétrica ou pedalar com o suporte do
propulsor elétrico. No modo “Pure”, a força motriz da bicicleta depende
totalmente das pernas do ciclista. Já no modo "Pedelec", as pedaladas
são suportadas pelo motor elétrico. A bicileta pode atingir uma
velocidade de até 80 km/h e percorrer entre 50 e 70 quilômetros. Ao
selecionar a opção "eGrip", a e-bike Wörthersee da Audi funciona apenas
no propulsor elétrico e chega a uma velocidade máxima de 50 km/h. Aqui o
condutor controla o movimento da bicicleta através de um botão e pode
configurar a potência desejada usando o computador de bordo. Caso o
ciclista queira manter seu desempenho constante, ele seleciona o modo
"Training".
No modo “Wheelie”, quando o ciclista executar manobras e
acrobacias, um sistema de controle eletrônico suporta a roda traseira da
bicicleta. Ainda neste modo, o ciclista pode optar pelo
“Power-Wheelie”, que proporciona um ângulo ajustável e é ideal para
pilotos menos experientes. Ou também o “Balanced Wheelie”, que é voltado
para desafios mais esportivos: o sistema eletrônico de controle mantém o
equilíbrio do condutor, compensando os movimentos do ciclista. Assim,
ele pode mudar a velocidade da bicicleta deslocando seu peso: se o
esportista se inclinar para a frente, ganha velocidade, se inclinar para
trás, reduz.
O motor elétrico fica no ponto mais baixo da armação e
impulsiona, diretamente, o eixo de suporte inferior. O torque máximo da
roda traseira é de 250 Nm. O motor elétrico produz 2,3 kW de potência
máxima, a melhor no mundo das e-bikes. A bicicleta, excluindo os
componentes elétricos, pesa 11 kg, isso equivale a uma relação
potência-peso de 9 kg por kilowatt ou 7 kg por cv, outro valor recorde. |
[www.audi.com.br].
Fonte: http://www.revistafator.com.br
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